quinta-feira, 6 de agosto de 2015

O nascimento da WEB


No dia 6 de agosto de 1991, Timothy John Berners-Lee - físico britânico, cientista da computação e professor do MIT - publicou um pequeno resumo do projeto da World Wide Web no alt.hypertext newsgroup. Essa data marca o nascimento da Web como um serviço público da Internet.

“O projeto World Wide Web (WWW) tem por objetivo permitir que todas as ligações possam ser feitas com qualquer informação, não importa onde ela se encontre. [...] O projeto WWW foi lançado para permitir que os físicos de altas energias possam trocar informações, notícias e documentos. Estamos muito interessados em alargar a web a outras áreas e ter servidores de portas de ligação (Gateway) para outros dados. Os colaboradores são bem-vindos!” – extraído da primeira mensagem de Tim Berners-Lee.

Curiosamente, uma das primeiras contribuições do CERN (Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire) na Web foi a do grupo burlesco musical feminino Les Horribles CERNettes (As Horríveis Raparigas do CERN), cujas imagens de promoção passam por ser das primeiras imagens da Web.



Observando essa imagem e comparando com as milhões postadas, diariamente, nas redes sociais é possível afirmar que muito pouco mudou nesses últimos vinte e poucos...rsrs. Acredito que uma das principais mudanças seja a qualidade (ou exageros) das “photoshopagens atuais.

E essa é a imagem original, antes do photoshop.



No site Motherboard está a história completa (em inglês) de como uma foto aleatória levou 20 anos para ser reconhecida como a primeira publicada na web.

Bom, para nós, simples mortais, cabe agradecer ao Timothy e todos os demais pesquisadores que proporcionaram desfrutar da beleza que a mais poderosa ferramenta dos dias atuais oferece.

Think You

(Fonte: Wikipédia - https://goo.gl/599nPb)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Think Beauty agradece o seu comentário.